Concursos PM e Bombeiros PE: comandantes discutem novos editais
por Gestor Cursos | dez 21, 2021 | Notícias
21/12/2021 10:28 | Atualizado: 21/12/2021 14:58
Em reunião com secretário de Defesa Social, comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros debatem sobre novos concursos. Veja!
A realização de novos concursos para Segurança Pública de Pernambuco esteve em pauta em reunião realizada na segunda-feira, 20. A estimativa é que sejam publicados editais para ingresso na Polícia Militar (PM PE) e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBM PE).
A reunião contou com a presença do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e dos comandantes da PM PE e do Corpo de Bombeiros, José Roberto Santana e Rogério Coutinho, respectivamente.
A conversa abordou infraestrutura física , logística e equipamentos para órgãos operativos. Além de pontos relativos aos profissionais de segurança, como recomposição salarial e novos concursos públicos.
“Nosso foco nessas pautas é proporcionar mais qualidade de vida e de trabalho aos nossos servidores, tendo como objetivo final reduzir os índices de criminalidade e garantir a paz na sociedade”, pontuou o secretário.
Os últimos concursos PM e Bombeiros PE foram realizados entre 2017 e 2018. Com a proximidade do término da validade das seleções, as corporações já se movimentam para publicação de novos editais.
Ainda não há informações sobre vagas, cargos, salários e escolaridade. Tais dados devem ser divulgados nos próximos dias. A seguir, confira como foram os últimos concursos para a PM e Corpo de Bombeiros de Pernambuco:
Últimos concursos foram para soldados e oficiais
Em junho de 2018, foi divulgado o edital de concurso com 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio.
As demais 80 oportunidades foram para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). Para oficial da PM PE, o requisito foi a graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área.
Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos deveriam preencher requisitos específicos, sendo:
-
Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
-
Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria;
-
Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
As provas objetivas para soldados da PM PE foram compostas por 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).
Para o cargo de oficial da PM PE, a prova teve 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação.
Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.
Além da prova objetiva, os candidatos ainda foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.
Último concurso Bombeiros PE para soldados foi em 2017
O edital do último concurso Bombeiros PE para soldados foi divulgado em janeiro de 2017. Na época, foram ofertadas no concurso 300 vagas para a carreira.
Os requisitos eram: o nível médio e idade mínima de 18 anos completos até o ingresso no cargo e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso.
Também era preciso ter habilitação, no mínimo, na Categoria B e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
As atribuições do cargo incluem: aplicar procedimentos de Salvamento, Combate a Incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar; realizar vistorias técnicas; e ser capaz de realizar tarefas variadas, reconhecendo as condições de segurança, a cena e a situação da ocorrência.
O concurso foi organizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/CONUPE). Os candidatos foram submetidos a várias etapas de seleção. Entre elas: provas objetiva, discursiva, avaliação física, psicotécnica, médica, investigação e curso de formação.
As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Recife, Arcoverde, Caruaru e Petrolina. Foram cobradas 80 questões objetivas, mais uma redação dissertativa.
O exame contou com questões de Atualidades, Biologia, Conhecimentos de Informática, Direito Constitucional, Física, História de Pernambuco e Língua Portuguesa. Os aprovados no concurso ainda passaram por um Curso de Formação e Habilitação de Praças.