14/06/2022
Após reunião com o Sindijus, o presidente do TJ SE diz que encaminhará os preparativos do concurso. Requisito do técnico será nível médio!
A reunião realizada entre o presidente do Tribunal de Justiça e o Sindijus na manhã desta terça, 14, foi produtiva e trouxe notícias importantes para quem aguarda o próximo concurso TJ SE. A resolução será encaminhada para aval do Pleno e os preparativos devem avaçar.
Além disso, também foi confirmada a exigência do técnico. O presidente do TJ SE, desembargador Edson Ulisses de Melo, bateu o martelo que a carreira terá o nível médio como requisito de escolaridade.
Durante a reunião realizada com o Sindijus, o presidente disse que pretende valorizar a ‘filosofia includente’. Ele cita, ainda, o alto índice de desemprego no país e a possibilidade do próximo concurso abraçar pessoas com este requisito de escolaridade.
Concurso TJ SE será encaminhado ao Pleno na quarta, 15
De acordo com o presidente Edson Ulisses, a resoluçaão que regulamentará o próximo concurso será encaminhada para o Pleno já nesdta quarta-feira, 15, para apreciação.
Se aprovada, o processo deve avançar rumo à publicação do edital e realização do concurso, de fato.
O próximo passo, segundo ele, após a aprovação do Pleno, será formar a comissão organizadora com membros do tribunal para tocar os preparativos.
“Amanhã, a Resolução do concurso será submetida ao Pleno. Sendo aprovada, assinaremos a Portaria para a formação da comissão e, posteriormente, publicação do edital”, destacou o Presidente do Poder Judiciário.
Edson Ulisses ainda pontuou que as discussões com o sindicato continuarão em andamento.
Último concurso TJ SE para servidores expirou em 2018
O que reforça ainda mais a necessidade de abertura de um novo concurso TJ-SE é o fato de que o órgão não possui cadastro válido para chamar novos servidores. Isso porque a última seleção expirou em agosto de 2018. Dessa forma, o tribunal só pode nomear novos profissionais após homologar o próximo concurso.
O último concurso TJ SE foi aberto em abril de 2014 e homologado em agosto do mesmo ano. O prazo de validade ficou vigente até agosto de 2016 e foi prorrogado até 2018, sem chance de ser novamente estendido.
O edital daquele ano trouxe uma oferta de 37 vagas em cargos da área de apoio, além da formação de cadastro de reserva. As oportunidades eram em cargos de níveis médio, médio/técnico e superior, com remunerações de até R$4.032,45.
Para o nível médio, foram 21 vagas para técnico nas áreas Judiciária/Administrativa e Administrativa – Especialidade: Programação de Sistemas. Enquanto isso, para analista, foram 16 vagas nas áreas Judiciária, Administrativa e Apoio Especializado, com diversas especialidades.
Concurso TJ SE teve apenas uma etapa de avaliação
O último concurso TJ-SE foi organizado pelo Cebraspe, antigo Cespe/ UnB. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de três horas e 30 minutos.
Avaliação consistiu em 120 questões no modelo Cespe de “certo” ou “errado”, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos. A primeira parte abrangeu as disciplinas de:
-
Português
-
Noções de Informática (para algumas especialidades)
-
Noções de Inglês Instrumental (para algumas especialidades)
-
Raciocínio Lógico
-
Código de Organização Judiciária do Estado e Regimento Interno do TJ-SE