O concurso PC AL está autorizado e contará com 500 vagas, no entanto, o número de cargos vagos ainda cresce na instituição. Entenda!
23/02/2021 11:15
O concurso PC AL, para as carreiras de agente e escrivão, já está autorizado. Ao todo, a Polícia Civil do Alagoas oferecerá 500 vagas em seu próximo edital.
Desse total, 368 serão para o cargo de agente e 132 para escrivão. O número de vagas, segundo a instituição, é decorrente de progressão de classe, aposentadoria, exoneração, falecimento e demissão.
No entanto, apesar do quantitativo previsto, a PC AL deve continuar com um quadro de servidores ainda defasado. Segundo processo interno publicado no último dia 18, a instituição conta com apenas 1.898 servidores.
Além disso, no momento, pelo menos 79 servidores aguardam o afastamento de suas funções, sendo: 54 agentes de polícia e 15 escrivães por aposentadoria e oito agentes e dois escrivães por exoneração.
Apesar do déficit de servidores, o Governo de Alagoas já afirmou que os concursos previstos não terão cadastro de reserva. Desta forma, para suprir as futuras carências, uma nova seleção terá que ser realizada.
O concurso PC AL exigirá o nível superior dos candidatos, sendo a Carteira de Habilitação exclusiva ao agente.
Já os ganhos iniciais previstos são de R$3.800 para ambas as carreiras. Com o aval, o próximo passo é a escolha da banca organizadora.
De acordo com o governo, o concurso deve ser aberto entre os meses de abril e junho deste ano.
Saiba tudo sobre a seleção
-
Órgão: Polícia Civil de Alagoas
-
Cargo: agente e escrivão
-
Vagas: 500 autorizadas
-
Requisito: nível superior
-
Remuneração: a partir de R$3.800
-
Banca: a definir
-
Publicação do edital: até junho de 2021
Cebraspe está entre as bancas cotadas
Os concursos Alagoas 2021 podem ter o Cebraspe como organizador. Isso porque, em dezembro, uma publicação no Diário Oficial do Estado expôs uma reunião entre o governo e a empresa.
De acordo com o documento, um servidor foi designado para participar de uma reunião nos dias 17 e 18, com a banca de Brasília DF.
O encontro foi para tratar sobre os concursos a serem realizados no Estado de Alagoas, previstos para este ano.
Outro indicativo também partiu do secretário Fabrício Marques. Segundo o gestor, o Cebraspe é o mais cotado por conta do seu histórico e necessidade de realizar as seleções de forma célere.
“Nesses últimos anos que estou na frente da pasta, todos os concursos foram feitos pelo Cebraspe […] É o caminho mais natural para a realização dos concursos”, disse o secretário.
No entanto, apesar do histórico e do parecer favorável por parte da Procuradoria Geral do Estado, o secretário adiantou que nem todas as seleções devem ficar com a organizadora, mas que há uma tendência para isso.
Prova disso é que, recentemente, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) entrou na disputa pela realização de, pelo menos, seis concursos que estão previstos em Alagoas. Entre ele, o da Polícia Civil do Estado.
Governo prevê 50 vagas para delegado
Ainda não autorizado, mas previsto para este ano, o concurso PC AL para a carreira de delegado deverá contar com 50 vagas. O quantitativo consta em um processo interno da Secretaria do Planejamento de Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag).
Elaborado em dezembro de 2020, o quadro estima 50 vagas para a carreira, dez a mais do que o anunciado pelo governador Renan Filho em 2019.
Apesar da oferta, esse edital será o último a ser publicado pelo Governo do Estado. Desta forma, a seleção deve ficar para o final do ano.
A informação foi dada pelo secretário da Seplag, Fabrício Marques Santos, em entrevista exclusiva à Folha Dirigida em janeiro deste ano. Na ocasião, o gestor explicou a situação.
“Nós vamos lançar o edital, mas provavelmente será um dos últimos, porque antes disso nós estamos trabalhando para uma ‘mini’ alteração da lei dessa carreira, por interesse inclusive do Departamento da Polícia Civil do Estado […] então esse concurso será lançado, mas certamente será um dos últimos”, disse o secretário.