02/03/2021
Governador da Paraíba, João Azevêdo, quer edital do concurso PC PB ainda este mês, mas seleção segue sem comissão e banca definidas.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou que o edital do novo concurso PC PB deve ser publicado ainda este mês. A declaração foi dada na última segunda-feira, 1º de março, durante o programa “Conversa com o Governador” da Rádio Tabajara.
““Esta semana, estaremos formando a comissão organizadora para que possamos, no mês de março, já publicar o edital que vai fazer com que o concurso beneficie 1.400 pessoas que serão chamadas em três etapas previstas dentro do certame. Eu tenho certeza de que desta forma, estaremos fortalecendo toda a estrutura da Polícia Civil e do sistema de Segurança”, disse o governador.
Apesar da previsão, no entanto, o concurso PC PB ainda aguarda a formação da sua comissão organizadora. A equipe é responsável por diversos processos, entre eles a elaboração do projeto básico do edital e escolha da banca organizadora.
Outro ponto que ainda pode atrasar o concurso é justamente a escolha da empresa que ficará responsável pela seleção.
Normalmente, processos como esse podem durar mais de um mês, considerando as etapas de envio das propostas das bancas, recursos e avaliação por parte da Procuradoria Geral do Estado.
Somente após a escolha da banca e a contratação entre as partes, o edital do concurso PC PB poderá ser publicado.
Além da previsão de edital, na última segunda, 1º, o governador também disse que as Secretarias da Administração e da Segurança e da Defesa Social iniciaram os estudos para a implementação do subsídio salarial das carreiras das Polícias Civil, Militar e Penal e do Corpo de Bombeiros Militar.
Segundo João Azevêdo, esse é um desejo e uma expectativa de muitos anos e, considerando a política do governo, o aumento dado será levado para a aposentadoria ou para a reforma. “Estamos, nesse momento, com uma comissão fazendo essa análise por determinação nossa para que a gente possa anunciar mais esse benefício para todos os profissionais de Segurança, gerando uma forma mais coerente com o recebimento dos salários por meio do subsídio. Nós queremos diminuir com isso a diferença existente entre ativos e inativos”, disse.
O subsídio é uma parcela única da remuneração das categorias, importante para o servidor de carreira que recebe remuneração nesta modalidade, assegurando a integralidade da remuneração da ativa, após o ingresso na inatividade (aposentadoria).
A comissão formada ficará responsável pelos estudos, minuta da lei e implantação do benefício.
Concurso PC PB terá 1.400 vagas de nível superior
O Estado da Paraíba é mais um a anunciar uma seleção para a Polícia Civil. Na última sexta-feira, 26, o governador anunciou a realização do concurso PC PB, com uma oferta de 1.400 vagas.
Segundo o governador, o concurso visa suprir as necessidades dos cargos da Polícia Civil, considerando um cenário com previsão de 785 servidores aptos à aposentadoria.
O próximo edital contará com vagas para nove cargos, sendo eles:
- delegado (120 vagas);
- escrivão (520 vagas);
- perito médico (50);
- técnico em perícia (73);
- necrotomista (70);
- agente de investigação (414);
- perito criminal (77);
- perito químico (45); e
- papiloscopista (31).
Todas as oportunidades serão para candidatos com nível superior, conforme atualização da lei das carreiras da PC PB. Os salários atuais ainda não foram revelados.
O concurso PC PB envolve várias fases, e o tempo para a sua realização pode chegar até um ano e meio para a conclusão do processo, incluindo o curso de formação, que dura seis meses.