Escolha uma Página

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL > Conjunto de Instituições públicas e privadas (agentes de itermediações; bancos, corretoras…)
>Conjunto de regras regulamentadoras para evitar que o sistema entre em colapso.

Agente superanitários >poupadores>tem dinheiro a disposição>gastam menos do que dispõe
Agente intermediários>Instituições (Bancos) as pessoas confiam no Banco e depositam. Realizam empréstimos.
Agentes deficitários>pessoas/empresas que necessitam de recurso a curto prazo; ex: financiar um imóvel, comprar uma geladeira…vai lá e faz um empréstimo. (Os tomadores (que gastam) circulam o dinheiro, pois eles gastam, vão ao comércio.
-É um ciclo entre os agentes, pois o dinheiro circula e a economia cresce.-Existe um risco, pois tudo é baseado na confiança.
-Troca de liquidez; um banco com uma situação de capacidade de pagar (liquidez) é comum que ocorra esses depósitos interbancários. >Se o banco tiver com falta de liquidez, ele acaba quebrando outro banco e assim sucessivamente, gerando uma crise sistêmica, ou seja, abalada todo o sistema, pois a inadimplência é muito alta.>Efeito dominó
Subsistema normativo >Banco central > quem emite/guardião da moeda; trabalha para que esta mantenha seu valor ao longo do tempo, que haja credibilidade

FALE AGORA!
1
Posso ajudar?
Olá! Para falar com o SUPORTE agora via, WHATSAPP, clique em FALE AGORA ou se preferir envie e-mail para: ead@pontodosconcursos.net detalhando sua dificuldade!