03/12/2021

Novo concurso Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) deve ocorrer para o novo hospital da Universidade Federal do Amapá

O novo concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para o novo Hospital da Universidade Federal do Amapá, aguardado desde 2020, está mais próximo de ocorrer. Acontece que foi publicado, nesta quinta-feira, 2 de dezembro, o aviso de chamamento público 5/2021, para a escolha da banca organizadora do certame. Agora, as empresas poderão apresentar propostas até o dia 8 de dezembro. Somente após a assinatura do contrato com a vencedora poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições. Novas informações devem ser divulgadas em breve.

Embora o número de vagas ainda não tenha sido confirmado, o certame poderá ser para o preenchimento de até 1.829 postos. Acontece que a portaria 25.326, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, junto ao Ministério da Economia, divulgada em 23 de dezembro de 2020, determina este quantitativo de oportunidades no órgão, que ainda não realizou nenhum concurso  para efetivos.

Além disso, o documento especificava também o preenchimento por meio de contratação de comissionados, readmitidos, temporários ou readequados. O documento não especifica quantas vagas serão efetivamente destinadas ao  concurso, bem como cargos que poderão ser eventualmente oferecidos. De qualquer forma, as seleções do órgão costumam contar com oportunidades para quem possui ensino médio, formação técnica e nível superior.

A expectativa é de que sejam oferecidas vagas em diversas áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiro, assistente social, farmacêutico, físico, fonoaudiólogo, nutricionista e médicos em diversas áreas, como cardiologista, ortopedista, oftalmologista e ginecologista.

Concurso EBSERH: portaria determina quantidade de cargos

Além da licitação para o novo concurso EBSERH, também foi publicada nesta quinta-feira, a portaria 14.084, da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados/Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, que limita o quadro próprio de pessoal do órgão em 72.263 vagas, sendo 64.882 no quadro permanente e 7.381 do quadro temporário para combate à epidemia de Covid 19.

O quantitativo contempla:

Art. 2º Para fins de controle do limite do quantitativo de pessoal da empresa pública federal são considerados:

  • I. os empregados efetivos admitidos por concursos público;

  • II. os servidores estatutários que exercem atualmente suas atividades nos Hospitais;

  • III. os empregados efetivos admitidos sem concurso antes de 5.10.1988;

  • IV. os empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas;

  • V. os empregados que estão cedidos ou disponibilizados para outros órgãos ou entidades;

  • VI. os empregados cedidos ou requeridos de outros órgãos ou entidades;

  • VII. os empregados anistiados com base na Lei nº 8.878, de 11.5.1994;

  • VIII. os empregados readmitidos e reintegrados;

  • IX. os empregados contratados por prazo determinado (temporários);

  • X. os empregados ou servidores movimentados para compor força de trabalho conforme disposto no art. 93, § 7º, da Lei nº 8.112/90; e

  • XI. os empregados com contrato de trabalho interrompido ou suspenso, à exceção dos empregados com contrato de trabalho suspenso por motivo de aposentadoria por invalidez.

Concurso EBSERH: veja documento da licitação

AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 5/2021

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, no uso de suas atribuições, convoca as empresas interessadas na contratação direta de instituição para prestação de serviços técnicos especializados para elaboração, diagramação, impressão, logística, supervisão, aplicação de provas, análise de provas de títulos, julgamento de recursos, processamento e divulgação de resultados, ou qualquer outro tipo de ato pertinente à organização e realização de concurso público do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá – HU-UNIFAP da Rede EBSERH. Pretende-se com o chamamento público receber propostas de preços até 08 de dezembro de 2021, através do endereço eletrônico: scl.sede@ebserh.gov.br. Informa-se que o Edital e seus anexos estão disponíveis em https://www.gov.br/ebserh/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/chamamentos-publicos/2021/chamamentos-publicos-2021