02/03/2021

Governador da Paraíba, João Azevêdo, quer edital do concurso PC PB ainda este mês, mas seleção segue sem comissão e banca definidas.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou que o edital do novo concurso PC PB deve ser publicado ainda este mês. A declaração foi dada na última segunda-feira, 1º de março, durante o programa “Conversa com o Governador” da Rádio Tabajara.

““Esta semana, estaremos formando a comissão organizadora para que possamos, no mês de março, já publicar o edital que vai fazer com que o concurso beneficie 1.400 pessoas que serão chamadas em três etapas previstas dentro do certame. Eu tenho certeza de que desta forma, estaremos fortalecendo toda a estrutura da Polícia Civil e do sistema de Segurança”, disse o governador.

Apesar da previsão, no entanto, o concurso PC PB ainda aguarda a formação da sua comissão organizadora. A equipe é responsável por diversos processos, entre eles a elaboração do projeto básico do edital e escolha da banca organizadora.

Outro ponto que ainda pode atrasar o concurso é justamente a escolha da empresa que ficará responsável pela seleção.

Normalmente, processos como esse podem durar mais de um mês, considerando as etapas de envio das propostas das bancas, recursos e avaliação por parte da Procuradoria Geral do Estado.

Somente após a escolha da banca e a contratação entre as partes, o edital do concurso PC PB poderá ser publicado.

Além da previsão de edital, na última segunda, 1º, o governador também disse que as Secretarias da Administração e da Segurança e da Defesa Social iniciaram os estudos para a implementação do subsídio salarial das carreiras das Polícias Civil, Militar e Penal e do Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo João Azevêdo, esse é um desejo e uma expectativa de muitos anos e, considerando a política do governo, o aumento dado será levado para a aposentadoria ou para a reforma. “Estamos, nesse momento, com uma comissão fazendo essa análise por determinação nossa para que a gente possa anunciar mais esse benefício para todos os profissionais de Segurança, gerando uma forma mais coerente com o recebimento dos salários por meio do subsídio. Nós queremos diminuir com isso a diferença existente entre ativos e inativos”, disse.

O subsídio é uma parcela única da remuneração das categorias, importante para o servidor de carreira que recebe remuneração nesta modalidade, assegurando a integralidade da remuneração da ativa, após o ingresso na inatividade (aposentadoria).

A comissão formada ficará responsável pelos estudos, minuta da lei e implantação do benefício.

Concurso PC PB terá 1.400 vagas de nível superior

O Estado da Paraíba é mais um a anunciar uma seleção para a Polícia Civil. Na última sexta-feira, 26, o governador anunciou a realização do concurso PC PB, com uma oferta de 1.400 vagas.

Segundo o governador, o concurso visa suprir as necessidades dos cargos da Polícia Civil, considerando um cenário com previsão de 785 servidores aptos à aposentadoria.

O próximo edital contará com vagas para nove cargos, sendo eles:

  • delegado (120 vagas);
  • escrivão (520 vagas);
  • perito médico (50);
  • técnico em perícia (73);
  • necrotomista (70);
  • agente de investigação (414);
  • perito criminal (77);
  • perito químico (45); e
  • papiloscopista (31).

Todas as oportunidades serão para candidatos com nível superior, conforme atualização da lei das carreiras da PC PB. Os salários atuais ainda não foram revelados.

concurso PC PB envolve várias fases, e o tempo para a sua realização pode chegar até um ano e meio para a conclusão do processo, incluindo o curso de formação, que dura seis meses.

FALE AGORA!
1
Posso ajudar?
Olá! Para falar com o SUPORTE agora via, WHATSAPP, clique em FALE AGORA ou se preferir envie e-mail para: ead@pontodosconcursos.net detalhando sua dificuldade!