31/05/2022

Concurso PF administrativo: caso pedido seja aprovado, há previsão de nomeação em 2023.

Departamento da Polícia Federal realizou o pedido de 677 vagas para o próximo concurso PF Administrativo dia 24 de maio. De acordo com o novo documento, serão 494 vagas para nível médio e 183 para nível superior.

No entanto, começou a circular na internet, na manhã do dia 31 de maio, uma nova alteração no quantitativo de vagas. A informação é que a nova solicitação contempla 667 vagas de níveis médio e superior. A equipe do Gran Cursos Online Blog está em contato com o órgão para obter a confirmação das informações.

Inclusive, a Lei Orçamentária de 2022 (LOA) prevê ao todo para o Poder Executivo, 37.090 servidores e 1.129 para criação de cargos. O concurso público anterior não está mais válido, logo há grandes indícios de acontecer. Entidades sindicais estão reunindo forças para trabalhar pela realização, ainda neste ano, de concurso público para a carreira administrativa.

O último edital para provimento na área de apoio, ou seja, ingresso na carreira administrativa, foi publicado em 2013. Na época, foram ofertadas vagas em ocupações de níveis médio e superior, o qual teve validade encerrada em junho de 2018.

Concurso PF administrativo: situação atual

Solicitações realizadas

  • 31/05/2022:

Começou a circular na internet, na manhã do dia 31 de maio, uma nova alteração no quantitativo de vagas. A informação é que a nova solicitação contempla 667 vagas de níveis médio e superior.

  • 24/05/2022: 

Estão sendo solicitadas 677 vagas para o concurso PF Administrativo, sendo 494 destinadas a cargos de nível médio e 183 para nível superior.

O documento também apresenta um cronograma com previsão de ingresso dos aprovados em 2023. Se aprovado, a previsão de publicação do edital seria em setembro, provas objetivas e discursivas para janeiro e nomeação em abril de 2023.

De acordo com o Diretor-Geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, o certame é necessário pelo aumento da demanda dos servidores e reforço no operacional da instituição. Ele afirma ainda que um novo concurso público não aumentaria o impacto financeiro.

  • Maio e novembro de 2021:

Em maio e novembro de 2021, A Polícia Federal confirmou ao Gran Cursos Online a renovação do pedido de autorização para a realização de um novo Concurso Polícia Federal Administrativo, visando o provimento de 557 vagas. Anteriormente, a renovação já havia sido prevista pela diretora de Gestão Pessoal da PF, delegada Cecília Silva Franco, em entrevista ao site Metrópoles.

O primeiro pedido de aval orçamentário para o Concurso Polícia Federal Administrativo foi feito em junho de 2020, juntamente com o pedido para vagas policiais. Todavia, a aprovação até o momento foi concebida apenas para o provimento de cargos policiais, que tem um certame ativo com cronograma em curso.

Segundo a corporação foram solicitadas as seguintes vagas para o Concurso Polícia Federal Administrativo:

  • Nível médio (agente administrativo): 404 vagas;

  • Nível superior: 153 vagas.

LOA 2022

A Lei Orçamentária Anual de 2022 prevê o provimento de 37.090 servidores para o Poder Executivo e 1.129 para criação de cargos.

Há a previsão de abertura de vagas em todo o serviço público, com isso o edital pode sair em 2022.

Reunião e levantamento de dados

No dia 26 de janeiro de 2021, os dirigentes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, e do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF), João Luís Rodrigues Nunes se reuniram na sede da Fenapef para traçar uma estratégia conjunta. O diretor jurídico do SinpecPF, Cícero de Sousa, também participou.

“O encontro serviu para alinharmos as lutas em comum e para definirmos uma forma de atuação na busca por mais vagas nos concursos para administrativos”, afirmou Boudens.

Os profissionais Boudens e Nunes vão reunir dados e demandas relativas ao quadro administrativo e, em fevereiro deste ano, tudo será consolidado em uma nova reunião de trabalho. “Depois disso, faremos uma live para ouvir os colegas administrativos de todo o Brasil e construiremos um documento robusto que será levado à Direção Geral”, finalizou o presidente da Fenapef.

Déficit de profissionais

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Boudens, mais uma vez voltou a falar sobre a necessidade da realização de um concurso público para o quadro administrativo da corporação.

Para Boudens é importante ampliar o quantitativo de policiais, mas “não é suficiente para resolver os problemas atuais do órgão”. De acordo com o dirigente, há um déficit no quadro da carreira de apoio.  O dirigente indica ainda que a carreira de apoio foi sendo desvalorizada ao longo do tempo e hoje deveriam ser ofertadas pelo menos 5.000 vagas apenas para este quadro. A entrevista foi divulgada no site Toda Palavra.

Proporção nas vagas

A proposta de Emenda Constitucional da Reforma Administrativa foi encaminhada ao Congresso Nacional no início do mês de setembro deste ano. A propositura está sendo avaliada e questionada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – SINPECPF. A entidade sindical quer que os cargos de apoio da corporação (carreira administrativa) sejam incluídos no rol de carreiras típicas de Estado, pois contempla na PF apenas os cargos da carreira policial.

O deputado federal Sanderson (PSL/RS) visitou a entidade sindical e afirmou que irá tratar sobre o assunto com os representantes do Ministério da Economia. Em entrevista ao SINPECPF, o parlamentar pontuou que a PF precisa de uma carreira administrativa própria. “Não dá para conceber servidores de uma carreira genérica que terão acesso às informações confidenciais”, afirmou.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?