Escolha uma Página

08/09/2020

A Polícia Civil do Estado de Sergipe prepara um novo concurso para agentes e escrivães, mas o déficit seguirá mesmo após convocações.

Polícia Civil do Estado de Sergipe recebeu, recentemente, um aval que autoriza a realização de um novo concurso público. Mas, mesmo que evidente, o próximo edital não será capaz de suprir nem mesmo a metade do déficit de servidores atuais.

E esse quantitativo é tão baixo perto do esperado que preencherá, somente, 16% dos cargos vagos, se somados agente e escrivão, que são os dois cargos autorizados.

Desses, escrivão tem uma carência um pouco menor do que o agente, com 37 cargos vagos. Mas, serão providas dez vagas de acordo com a autorização, restando 27 vacâncias.

Já na carreira de agente de polícia, foram autorizadas 50 vagas pelo governo do estado. Entretanto, são 330 cargos vagos na corporação. E, com isso, ainda restarão 280 cargos a serem providos.

É importante destacar que a portaria autorizativa publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe não prevê a formação de cadastro de reserva. Mas, isso não impede que a corporação chame além do número inicial, caso haja uma permissão no futuro e condições orçamentárias.

Mas, essas convocações somente poderão acontecer se houver cadastro de resera válido, ou seja, aprovados o suficiente, além disso somente enquanto o concurso estiver em validade.

Resumo Polícia Civil SE 2020

  • Órgão: Polícia Civil do Estado de Sergipe

  • Banca: a definir

  • Vagas: 60

  • Cargos: agente e escrivão

  • Requisito: nível superior

  • Status: autorizado

PC SE procura banca renomada para concurso; veja prováveis!

Com o aval publicado, a próxima etapa será a contratação da banca organizadora. A corporação ainda não estipulou uma data para que a empresa seja anunciada oficialmente.

O processo licitatório dependia do aval oficial ser publicado para ser iniciado. Em live realizada pelo Instagram, o servidor e chefe de gabinete da secretaria, Evandro Machado, comentou que já havia um esboço da comissão organizadora que cuidará desse processo interno.

Evandro ainda revelou que a comissão, geralmente, é composta por representantes da Polícia Civil, da PGE e da SSP, sendo presidida por um servidor da pasta, que comandará as principais ações.

Além disso, ele comentou que a Polícia Civil buscará uma empresa renomada, que tenha transparência, lisura e responsabilidade. Após isso, ele citou os nomes de duas bancas: Cebraspe e IBFC, pois organizaram os últimos concursos e tiveram bons retrospectos. E, portanto, certamente estarão na disputa.

A comissão organizadora ficará responsável por se reunir e elaborar o projeto básico que servirá para contratar a banca organizadora, bem como auxiliar na preparação e publicação do edital. Quanto ao edital, o documento está previsto para sair no início de 2021, podendo sair antes a depender da celeridade de todos esses processos internos.

Próximo edital deverá seguir mesma estrutura dos demais

Ainda não foram publicadas muitas informações a respeito do próximo edital, bem como as etapas e cronograma. Mas, geralmente em concursos da área policial não costuma mudar muita coisa entre um documento e outra, exceto no conteúdo programático.

Por isso, e expectativa é para que o próximo edital venha com as mesmas etapas de seleção:

  • Prova objetiva;

  • Prova discursiva;

  • Prova de capacidade física;

  • Exame psicológico;

  • Exame toxicológico;

  • Sindicância da vida pregressa;

  • Prova oral;

  • Avaliação de títulos; e

  • Curso de instrução e preparação técnico-profissional.

As provas deverão ser aplicadas na capital, em Aracaju. O último concurso da corporação ocorreu em 2018, com vagas apenas para delegado, que exige o nível superior em Direito.

Já para agentes e escrivães, o requisito é ter nível superior completo em qualquer área, devendo o diploma ser de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o Portal da Transparência do Estado, os ganhos iniciais são de R$4.500 para ambos os cargos.

FALE AGORA!
1
Posso ajudar?
Olá! Para falar com o SUPORTE agora via, WHATSAPP, clique em FALE AGORA ou se preferir envie e-mail para: ead@pontodosconcursos.net detalhando sua dificuldade!