18/10/2022

O reitor da Instituição, professor Valdiney Gouveia, afirmou que um novo concurso UFPB será aberto no início de 2022, com mais de 100 vagas.

Um novo concurso UFPB está confirmado para o início de 2022. A informação foi dada pelo reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor Valdiney Gouveia, em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação.

Segundo o reitor, estão previstas mais de 100 vagas para cargos da área de Apoio, nos níveis médio e superior. Há previsão de oportunidades para técnicos administrativos e até para professores.

O novo edital é necessário porque há falta de pessoal e um elevado número de servidores que aguardam pela aposentaria.

“De imediato, aos menos 100 vagas serão ofertadas, mas a previsão é que esse número suba razoavelmente por conta de diversas aposentadorias. Hoje a UPFB tem mais de mil servidores acima de 60 anos, isso incluindo professores e técnicos administrativos”, explicou Valdiney Gouveia.

Além do edital previsto para o início de 2022, o reitor também informou, ao Portal Paraíba, que um outro concurso será avaliado, após a conclusão da seleção para técnicos administrativos e demais cargos.

“É provável que antes de eu sair da reitoria tenhamos mais um outro concurso. A estimativa é que em 2023 ou 2024 teremos um outro. Isso coincide, claro, com o número elevado de servidores prestes a se aposentar”, disse.

Já as remunerações chegavam a R$4,6 mil, além dos benefícios. As oportunidades foram para recompor o quadro de servidores dos campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte.

Quase 75 mil pessoas realizaram a inscrição. A maior procura foi para as carreiras de nível médio. O destaque do concurso foi o cargo de assistente administrativo, com oferta de 68 vagas. Nesse caso, era preciso ter apenas o nível médio completo.

Com a organização do Instituto AOCP, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas aplicadas nas cidades de João Pessoa, Mamanguape, Rio Tinto, Bananeiras e Areia, na Paraíba.

Ao todo, foram cobradas 50 questões, incluindo as disciplinas de Português, Matemática, Informática, Legislação e Conhecimentos Específicos, dependendo do cargo.

Para ser aprovado no concurso era necessário obter 50% ou mais do total de pontos da prova. Apenas os concorrentes aos cargos de técnico foram submetidos a uma prova prática, realizada na capital da Paraíba.

A então reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, informou que as funções com mais aprovados na nota de corte foram:

  • assistente em Administração (17.821);

  • administrador (1.011); e

  • técnico em assuntos educacionais (740).

 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?