15/06/2022

Em reunião do Pleno, presidente do TJ SE aprova oficialmente a realização do concurso TJ SE por meio de resolução. Saiba mais detalhes!

Foi aprovada nesta quarta-feira, 15, a realização do concurso TJ SE. A seleção foi oficialmente validada em Sessão Ordinária do Pleno e deve avançar nas próxima semanas com os preparativos rumo ao novo edital para contratação de servidores.

reunião aconteceu na manhã desta quarta na sede do próprio tribunal e foi conduzida pelo presidente do TJ SE, desembargador Edson Ulisses de Melo.

Representantes do Sindijus também estiveram presentes. Na ocasião, além de ser aprovada a resolução que autoriza o concurso TJ SE 2022, também foi decidido:

  • que a oferta do concurso será em cargos de técnico e analista judiciários;

  • que o técnico continuará tendo o nível médio como requisito de escolaridade;

  • pela designação da comissão; e

  • pela oferta de vagas nas especialidades de enfermagem e História na carreira de analista.

O que não avançou foram os pedidos de criação de cargos de analistas. A proposta do Sindijus era adicionar mais postos às especialidades já existentes e criar outras ainda não presentes no tribunal. Este pedido não foi atendido.

Em maio, o presidente do TJ SE já havia confirmado os estudos para a realização deste novo concurso público. Além disso, em vários encontros com o sindicato demonstrou a intenção de manter o nível médio para o cargo de técnico.

“Convidamos os senhores para essa conversa para continuarmos um tema do encontro anterior, que é relativo ao concurso. Estamos fazendo estudos para analisar o número de vagas, conforme disponibilidade financeira, com ideia inicial de exigência de nível médio para carreira de técnico judiciário”, disse o presidente.

Até o momento, ainda não foi informado o quantitativo de vagas do próximo concurso TJ SE, tampouco todas as especialidades que serão contempladas. Sabe-se que serão vagas efetivas podendo ter chances imediatas e em cadastro de reserva.

Quem figurar no cadastro poderá ser chamado durante todo o prazo de validade, como acontece em todo concurso de tribunal.

TJ SE está sem concurso para servidores válido desde 2018

A abertura de um novo concurso TJ-SE se faz necessária, principalmente, pelo fato de que o órgão não possui cadastro válido para chamar novos servidores. Afinal, última seleção expirou em agosto de 2018.

O último edital, de 2014, ofertou 37 vagas imediatas em cargos da área de apoio, havendo ainda formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram em cargos de níveis médio, médio/técnico e superior, com remunerações de até R$4.032,45.

No nível médio, foram 21 vagas para técnico nas áreas Judiciária/Administrativa e Administrativa – Especialidade: Programação de Sistemas.

Já para analista, foram 16 vagas nas áreas Judiciária, Administrativa e Apoio Especializado, com diversas especialidades.

Etapas do concurso TJ SE 2014

O último concurso TJ-SE foi organizado pelo Cebraspe, antigo Cespe/ UnB. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de três horas e 30 minutos.

Avaliação consistiu em 120 questões no modelo Cespe de “certo” ou “errado”, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos. A primeira parte abrangeu as disciplinas de:

  • Português

  • Noções de Informática (para algumas especialidades)

  • Noções de Inglês Instrumental (para algumas especialidades)

  • Raciocínio Lógico

  • Código de Organização Judiciária do Estado e Regimento Interno do TJ-SE

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?