Professor, realizando a prova do último concurso da SEDUC-AL (2017) havia uma questão que pedia para avaliar a substituição de uma locução verbal. Segue o trecho do texto referido na questão e o comando dela, que deveria ser avaliado:
“Esta preocupante realidade brasileira não difere de outras realidades. Em Portugal, após o incremento da formação continuada de professores, decorrente da institucionalização de um subsistema de formação e do investimento de milhões de euros, os resultados foram decepcionantes. Na prática, pouco ou nada se alterou na atitude dos professores, pouco ou nada terá mudado nas suas práticas.”
Questão 10: A substituição da locução verbal “terá mudado” (l.15) pela forma verbal mudou manteria a correção gramatical do texto, mas alteraria o sentido do período.

No meu entendimento o item estaria correto, a locução verbal “terá mudado” nesse contexto me parece indicar um sentido de possibilidade, suposição, hipótese, crença. Com a substituição para “mudou” o sentido me parece que passaria a ser de certeza, de um fato ocorrido, não mais uma possibilidade. Então a substituição alteraria o sentido do período, mas a correção gramatical seria mantida porque a regência do verbo seria a mesma. Porém o gabarito oficial do cespe indicava que o item estava errado; a minha dúvida então seria em encontrar o erro que tornaria o item errado, conforme assinalado pelo gabarito oficial definitivo, seja o erro de correção gramatical ou a não alteração do sentido do período.

FALE AGORA!
1
Posso ajudar?
Olá! Para falar com o SUPORTE agora via, WHATSAPP, clique em FALE AGORA ou se preferir envie e-mail para: ead@pontodosconcursos.net detalhando sua dificuldade!